quinta-feira, 6 de abril de 2017

Ghost In The Shell e Blade Runner


Eu amo "Blade Runner". E o que eu sinto pelo livro "Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?" que o inspirou não pode ser descrito por palavras.

Blade Runner apresenta um futuro distópico, sem natureza, predominado pela noite, chuva e fumaça. Baixa qualidade de vida, guetos e ruas imundas em contraste com hologramas, edifícios gigantescos e alta tecnologia. Apesar desse filme ser dos anos 80, eu só fui assistir ano passado por ter lido o livro do Philip K. Dick. E lembro de ter imaginado o que as pessoas que o viram no cinema na época devem ter sentido.

Essa semana eu assisti "Ghost In The Shell". O cenário cyberpunk - estilo que teve Blade Runner e "Neuromancer" como precursores - está ali, com todos os seus aspectos visualmente melhorados (nem dá pra comparar os efeitos especiais de um filme de 2017 com um de 1982). Agora a história é contada pela perspectiva de uma andróide e não de um homem caçador de andróides considerados fugitivos perigosos.

Afinal de contas, o que diferencia uma pessoa de um ser criado artificialmente? O que é realidade e o que é a distorção dela? É possível que um replicante tenha mais empatia aos seres ao seu redor (inclusive os animais) que os humanos? E andróides sonham mesmo com ovelhas elétricas? E as pessoas, com o que sonham? Elas são definidas pelas suas lembranças ou por aquilo que fazem? Quais lembranças são confiáveis? Quanto cada um é capaz de lutar pra sobreviver?

A despeito de todas as críticas que Ghost In The Shell vem sofrendo, eu amei cada detalhe dele. Da atuação de Scarlett à trilha sonora. Mas o maior presente que esse filme me proporcionou foi experimentar um pouco a sensação de assistir a Blade Runner no cinema.

5 comentários:

  1. Também só vi Blade Runner recentemente. Eu quis me matar por não ter visto antes. Ainda não vi Ghost in Shell. Vou esperar bluray.

    ResponderExcluir
  2. Sandro,adorei seu blog. Se vc gostou do filme live action de Ghost in the Shell, eu sugiro que vc assista ao filme de animação japonesa de 1995. Também tem seriados e o mangá que está sendo vendido em livrarias. Ghost in the Shell é tão relevante na ficção científica que influenciou a trilogia Matrix. Aqui vai um link para vc baixar o filme se vc quiser: http://filmescult.com.br/o-fantasma-do-futuro-1995/

    Beijos, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu tava procurando mesmo o mangá original pra baixar! Beijos <3 <3 <3

      Excluir