terça-feira, 10 de setembro de 2019

Madonna, Andy Warhol, nudez e não ter vergonha.

Madonna chegou em Nova York no final da década de 70 sem um tostão e uma das coisas que fez pra sobreviver foi posar nua para estudantes de arte. Em 1985, quando não era mais anônima, essas fotos de 1979 vieram a público. 

Mesmo estando no começo da carreira e querendo publicidade e atenção, ela se sentiu invadida. Entretanto, questionada pelo NY Post, sua resposta foi: "I'm not ashamed!" ("Não me envergonho!"). Os artistas Andy Warhol e Keith Haring grafitaram em cima da manchete e a transformaram em um quadro.

Muito pode ser aprendido com esse episódio. A vida é feita de escolhas e oportunidades. Assumi-las de cabeça erguida é o que deve ser feito. Mentes brilhantes se reconhecem. Warhol transformou a "falta de vergonha" de Madonna em arte. E eu faço dessa história uma inspiração pra todo e qualquer momento em que eu percebo que não me sinto suficientemente orgulhoso de mim mesmo. I'm not ashamed!




sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Carta de amor à Madonna

Madonna é uma pessoa. E como tal, cheia de características brilhantes e falhas. Tem coisas nela que eu amo, outras que odeio. Algumas de suas escolhas eu abomino. Quando ela me surpreende... ela costuma acertar em cheio.

Mas Madonna é mais que uma pessoa. É uma instituição. É um estilo de vida. É a coragem sobressaindo os medos. É não-conformismo. É não aceitar simplesmente "não" como resposta. Madonna é disciplina e autocontrole. Arrisco dizer que ela ajudou a formar meu caráter e incentiva até hoje alguns hábitos pessoais meus, como fazer yôga, me exercitar, me alimentar direito e beber pouco. Madonna é determinação e busca pela perfeição no que se propõe, mesmo que pague um preço alto e as críticas - e até mesmo os fracassos - venham. 

Madonna é mais que a luta contra o preconceito, é fazer algo a respeito disso. Madonna foi informação num mundo de analfabetos funcionais, um mundo no qual pais e autoridades governamentais nunca foram capazes de prover educação sexual efetiva. Madonna foi a ousadia em alertar sobre prevenção do HIV e sexo seguro no encarte do seu disco de 1989 e em discutir livremente interesses sexuais em um livro lançado em 1992.

Madonna é colocar sal nas feridas abertas pela Igreja. Aquela que entra numa paróquia com um vestido decotado e beija a imagem de um santo negro. Madonna não é a cantora mais potente, a melhor dançarina ou a mulher mais bonita, mas é alguém que usa a própria arte para que as pessoas reflitam e que faz todos prestarem atenção no que ela fala e faz.

Talvez Madonna não seja uma pessoa no final das contas. Talvez Madonna seja um estado de espírito.


terça-feira, 7 de maio de 2019

5 Curiosidades sobre a Terra e o Espaço

1) A temperatura no centro da Terra é de 5000 ºC e, embora não seja um ímã, produz um campo magnético.
O núcleo terrestre é líquido e composto por ferro (90%) e níquel.


2) A primeira ficção sobre uma viagem do homem à Lua foi escrita em 165 d.C.
Para Darwin, a Lua e a Terra constituíam um único corpo espacial que se separou.
99,5% de uma viagem da Terra à Lua é feita à vácuo.


3) A temperatura na superfície de Vênus é de cerca de 450 ºC, mas suas nuvens são bem mais frias (-20 ºC) e compostas essencialmente de ácido sulfúrico.
Como muitos organismos terrestres são capazes de viver em condições ácidas, se alimentar de CO2 e produzir ácido sulfúrico, alguns cientistas não descartam a possibilidade de haver vida nas nuvens venusianas.


4) Júpiter é um planeta gasoso que protege a Terra dos asteroides (que são restos de planetas que explodiram) através da sua atração gravitacional.


5) Mercúrio e Vênus não tem luas; Marte tem dois satélites e Saturno tem mais de 50 luas.


Fonte: Isaac Asimov - 111 questões sobre a Terra e o Espaço; Salvador Nogueira - Extraterrestres.